terça-feira, 4 de março de 2014

O que é Reiki? (uma visão espírita)

Até onde conhecemos sobre Espiritismo, Kardec nunca falou de forma direta sobre o Reiki, porém, poderíamos encarar a energia Rei como sendo o Fluido Universal.
O que diz O livro dos Espíritos
Podemos ler na questão 27 "
Haveria, assim, dois elementos gerais do universo: a matéria e o espírito?" A resposta foi: "Sim, e acima de tudo Deus, o Criador, o Pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria são o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas ao elemento material é preciso acrescentar o fluido universal, que faz o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, muito grosseira para que o espírito possa ter uma ação sobre ela. Ainda que sob certo ponto de vista se possa incluí-lo no elemento material, ele se distingue por propriedades especiais. Se o fluido universal fosse matéria, não haveria razão para que o espírito não o fosse também. Ele está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria; suscetível, por suas inumeráveis combinações com ela e sob a ação do Espírito, de poder produzir uma infinita variedade de coisas das quais conheceis apenas uma pequena parte. Esse fluido universal, primitivo, ou elementar, sendo o agente que o espírito utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de dispersão e nunca adquiriria as propriedades que a força da gravidade lhe dá."
Logo em seguida, é perguntado: "Seria esse fluido o que designamos sob o nome de eletricidade?". Os espíritos então respondem: "Dissemos que ele é suscetível de inumeráveis combinações; o que chamais fluido elétrico, fluido magnético, são modificações do fluido universal, que é, propriamente falando, uma matéria mais perfeita, mais sutil e que se pode considerar como independente".
A energia Ki
Com relação à energia Ki, também chamada de Chi, pelos chineses e Axé, na umbanda e no candomblé, podemos compará-la ao Princípio Vital. Vejamos o que diz Kardec em um comentário após a questão 67a: "O conjunto dos órgãos constitui uma espécie de mecanismo que recebe um estímulo de atividade íntima ou princípio vital que existe neles. O princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos. Ao mesmo tempo que o agente vital estimula os órgãos, a ação deles mantém e desenvolve a atividade do agente vital, quase do mesmo modo como o atrito produz o calor".
O que dizem os terapeutas:
No momento da aplicação, o corpo do condutor absorve a energia que existe em tudo o que há no universo, sem se contaminar, porque nesse momento, o condutor entra em um estado mais elevado, simplesmente pelo fato de estar canalizando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário